Criança
Criança
Criança
Criança
Criança
Progresso
Progresso
Progresso
Progresso
Progresso
”Qual o intuito do nome do projeto?
Criança Progresso foi o nome dado pelos fundadores do Projeto, Pedro e Rosalina. Eles sempre realizaram ações sociais, hoje ainda atuam como parte do corpo de voluntários, porém por conta do tempo quem fica à frente do projeto e leva esse legado é sua filha Miliane Almeida, hoje é coordenadora do Criança Progresso.
O objetivo é que a semente seja plantada e tenha frutos. Pois ao longo destes 10 anos oprojeto progrediu, algumas crianças que antes eram ajudadas pelo projeto, hoje sãovoluntárias e levantam essa bandeira.
Essa é a meta levar mais amor as pessoas e mostrar que existe um futuro melhor, que podemos mudar a realidade, basta acreditar e ter apoio. É o que buscamos.
”Como começou o Projeto?
A história da ONG CRIANÇA PROGRESSO se iniciou no ano de 2011, no bairro do Guaçu em São Roque que foi através de uma família que estava passando por dificuldades, onde começaram acompanhar e ajudar com alimentos, atividades recreativas e palestras.
Aos poucos foram chegando mais crianças de parentes e também de bairros vizinhos, com o número de crianças maior, sentiram a necessidade de ter um espaço, foi quando começaram a levar essas crianças e adolescentes para a igreja que frequentavam na época.
As atividades aconteciam nas quintas-feiras a noite, tinham em média 60 crianças e adolescentes, e 6 voluntários, as crianças eram separadas por faixa etária, para aplicar atividades de acordo com as idades.
Após as atividades eram entregues lanches, feito pelos próprios voluntários. Conseguiram também uma parceria com o supermercado de São Roque, que faziam entrega de suas percas de legumes e frutas que eram entregues para as famílias dessas crianças e adolescentes.
A ação durou cerca de dois anos no bairro do Guaçu em São Roque, foi necessário parar por questões de logística e a igreja pediu o espaço, ficando assim sem lugar para realizar as ações.
Em 2020 com a chegada da pandemia viram a necessidade de ampliar as ações, iniciaram então o planejamento para realizar o natal solidário, uniram os adolescentes do encontro, que é um outro projeto cristão voltado para adolescentes, e mais alguns amigos que convidaram outros amigos, e assim começaram com as arrecadações.
No Natal Solidário foram surpreendidos com a quantia de brinquedos arrecadados, Deus os abençoou grandemente e conseguiram cerca de 500 brinquedos, onde conseguiram atender 3 bairros do município de São Roque.
Com o crescimento do projeto criaram o Instagram e Facebook, onde passamos a postar as ações do projeto por meio de fotos e vídeos, para que as pessoas pudessem acompanhar para onde estavam indo todas as doações.
Em 2021 o Projeto Criança Progresso criou corpo, tinham cerca de 10 voluntários no início e agora esse número já aumentou, atualmente tem cerca de 30 voluntários com participação ativa nas ações.
A partir daí começaram a fazer campanhas maiores, em 2021 realizaram ações de páscoa, campanha do Agasalho em São Roque e Carapicuíba. Em Carapicuíba fizeram ainda entrega de cobertas, roupas e 100 marmitas de sopas para moradores de rua durante o inverno.
No dia das crianças em São Roque, Carapicuíba e chegaram até mesmo no estado do Maranhão, quando a voluntária Miliane viajou até lá em setembro de 2021 para servir como missionária nas comunidades, o projeto foi implantado por lá e já conta com 10 Voluntários engajados.
Ainda 2021 fecharam o ano com as ações de natal em São Roque, Carapicuíba e Maranhão, que atualmente são as regiões as quais seguem o planejamento de ações anuais.
As arrecadações acontecem por meio de divulgações em redes sociais e também através dos voluntários, por rifas, bazares e cantina para conseguir manter as atividades.
A programação de atividades com as crianças acontece uma vez por mês, nos bairros Capim Fino, localizado no Pavão, Caeté localizado no Bairro do Carmo e Paisagem Colonial.
Nos encontros são realizadas atividades pedagógicas onde buscam levar brincadeiras antigas, contação de história e ao final um lanche.